CapelaniaNotícias

Viver é escolher

Durante a noite, o Senhor apareceu em sonhos ao Rei Salomão e disse-lhe: «Pede-Me o que quiseres». Salomão respondeu: Dai ao vosso servo um coração inteligente, para saber distinguir o bem do mal; Agradou ao Senhor esta súplica de Salomão e disse-lhe: «Porque foi este o teu pedido e já que não pediste longa vida, nem riqueza, nem a morte dos teus inimigos, mas sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu desejo. Dou-te um coração sábio e esclarecido, como nunca houve antes de ti nem haverá depois de ti. (1 Reis 3, 4-13)

Sempre gostei muito deste diálogo bíblico entre Deus e o grande rei Salomão. Salomão podia pedir tudo, e o que pediu foi um coração sábio, capaz de distinguir o bem do mal. Salomão pede o mais importante para a sua missão, e que o é também para a vida de qualquer homem: a sabedoria, que lhe aponte sempre o caminho.
Viver é escolher, e não são os outros nem Deus que escolhem por nós. Somos livres de escolher e são as nossas escolhas que definem o nosso rumo na vida. Na vida, uma escolha errada, precipitada ou mal discernida tem consequências que nos marcam para sempre. É certo que, muitas vezes, por mais cuidado que tenhamos, erramos nas nossas escolhas e precisamos de começar tudo de novo. Viver também é renascer e recomeçar.

Que bom seria se, em vez de pedir a Deus tanta coisa que não depende de nós ou é secundária, começássemos o dia com esta pequena oração:
Senhor dá-me um coração sábio, capaz de distinguir o bem do mal nas escolhas que hoje tenho de fazer. Um coração misericordioso como o Teu!

Padre Paulo Malícia

Morada

Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal
Tel: + 351 21 467 86 10
E-mail: geral@cpestoril.pt

Copy link
Powered by Social Snap