LOGO PRÉMIO preto
DOEA_INT_PROUD TO DELIVER_GENERIC_RGB

O Prémio Infante D. Henrique – “Proud to be The Duke of Edinburgh’s International Award in Portugal“ é um programa de Educação não formal, um verdadeiro desafio do início ao fim.”

Não importa quem é ou de onde vem. Só necessita de ter mais de 13 anos até aos 24 anos, ter vontade de perceber que há mais na vida do que ficar sentado num sofá a observar a vida passar por si.

Existem três níveis que o jovem pode fazer e quando concluídos com êxito, recebe o Prémio Infante D. Henrique “The Duke of Edinburgh’s International Award”, de acordo com o nível que fez: Bronze, Prata e Ouro.

A principal diferença entre os três níveis são: o tempo mínimo necessário para concluir cada nível, o grau de dificuldade e a idade mínima para começar.

O participante irá apoiar pessoas ou a comunidade, fará um desporto, desenvolverá novos talentos, participará numa aventura e ainda participará num Projeto Residencial (este último somente para Ouro).

A melhor parte é: o participante poder escolher o que quer fazer!

O programa de cada participante tem muitas atividades e pelo caminho terá novas experiências, fará novos amigos e desenvolverá talentos que o acompanharão durante a sua vida.

Dependendo da idade o participante pode optar por fazer qualquer nível, desde que seja elegível, mas a maior parte dos jovens prefere começar por Bronze. Existem idades mínimas para cada nível, pelo que faz mais sentido começar no primeiro nível e subir gradualmente para o mais alto em vez de ir diretamente para o último.

Não se esqueça que tem até aos 25 anos para completar qualquer um dos níveis e receber o Prémio.
A tabela que segue, mostra as diferentes idades e os requisitos de tempo para cada nível e secção.

 Idade mínima para começarTalentosRecreação FísicaServiço VoluntarioMaisJornada de Aventura
BronzeMais de 13 anos333+ 3 Meses numa secção à escolha 2 Dias + 1 noite
Prata15666+ 6 Meses numa secção à escolha3 Dias + 2 noites
Ouro16121212+ 6 Meses numa secção à escolha4 Dias + 3 noites

O participante recebe um Prémio ao concluir um programa pessoal de atividades, composto por quatro secções (cinco no caso do nível Ouro):

Voluntariado: inspirar os jovens a fazer a diferença nas suas comunidades ou a alguém da comunidade e desenvolver compaixão, ao prestar serviço a outros. Ajudar alguém da comunidade ou ambiente, etc.

Act. Física: inspirar os jovens a alcançar maior aptidão física e um estilo de vida saudável, através da participação e melhoria na atividade física. Ginásio, ténis, basquetebol, etc.

Talentos: Inspirar os jovens a desenvolverem competências práticas e sociais e interesses pessoais. Tocar instrumento musical, aprender uma língua estrangeira ou programação, etc.

Aventura: Inspirar os jovens a desenvolverem iniciativa e espírito de aventura e descoberta, através de planeamento, treino para, e completar uma jornada de aventura como membro de uma equipa.

Projeto Residencial: Inspirar os participantes a participar num projeto com objetivos definidos, num período de tempo intenso, com pessoas que não conhecem, geralmente de diferentes origens e permitir que apareçam visões alternativas para os desafios que irão enfrentar. A secção residencial aumenta as suas experiências, capacitando-os a fazer a diferença num ambiente residencial, em equipa. Ficar e trabalhar fora de casa como parte de uma equipa.

O tempo que o participante precisa de dedicar ao Prémio depende do nível em que está:

  • Nível Bronze, mínimo 6 meses para concluir.
  • Nível Prata mínimo 12 meses para concluir.
  • Nível Ouro 18 meses para concluir.

Participantes necessitam de mostrar empenho e atividade regular. Durante os períodos mínimos pelo menos uma hora por semana deve ser dedicada a cada atividade. Não é possível atingir um Prémio num sopro de entusiasmo, durante um fim-de-semana ou férias.

Lembre-se, todas as atividades do Prémio Infante D. Henrique têm que ser completadas até aos 25 anos.
Quando tiver terminado o tempo mínimo para completar um nível do Prémio, temos a certeza que os participantes se divertiram e vão querer continuar as atividades após a conclusão do programa.

Porque fazer o Prémio?

  • Porque desde o primeiro dia ao último é um verdadeiro desafio e cada secção de atividades pessoais oferece alguma coisa diferente.
  • O participante desfrutará de experiências novas e inesquecíveis, descobrirá talentos que nunca pensou que tinha, conhecerá novas pessoas e no final aceita um desafio.
  • Além disso, fará coisas de que gosta e despertará para outras. É uma nova descoberta!

Depois, há outras coisas…

  • Como o facto de conquistar um Prémio, adquirirá novas competências, confiança e uma nova visão da vida.
  • É reconhecido por fazer algo (que pode já estar a fazer).
  • Mais, fará a diferença na vida de outras pessoas e da comunidade, estará mais apto fisicamente, mais saudável, fará novos amigos e ficará com memórias que duram para toda a vida.
  • Acima de tudo ficará pronto para desafios futuros “WORLD READY”.

Acima de tudo, é uma experiencia única, divertida!

O nosso objetivo é criar um ambiente de aprendizagem seguro, feliz e estimulante, dentro do qual todos os membros da nossa comunidade podem atingir o seu potencial e desenvolver um compromisso com a aprendizagem ao longo da vida.