RSI

Medida de proteção social criada para apoiar as pessoas ou famílias que se encontrem em situação de grave carência económica e em risco de exclusão social.

O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de proteção social criada para apoiar as pessoas ou famílias que se encontrem em situação de grave carência económica e em risco de exclusão social e é constituída por:

  • Um contrato de inserção para os ajudar a integrar-se social e profissionalmente;
  • Uma prestação em dinheiro para satisfação das suas necessidades básicas.

No âmbito da celebração de um protocolo entre o Instituto da Segurança Social, IP e o Centro Paroquial do Estoril, surgiu em março de 2010 a Equipa de RSI.

Hoje, está dividida em 2 equipas, cada uma acompanha 100 agregados familiares, da freguesia Cascais-Estoril, beneficiários da prestação do RSI.

Este acompanhamento compreende as etapas do percurso de inserção, desde a realização do diagnóstico familiar, à negociação e celebração do Contrato de Inserção, ao acompanhamento do seu desenvolvimento e respetiva avaliação contínua.

Faz também parte dos objetivos o acompanhamento dos agregados familiares, na fase de instrução do processo, com a assinatura do Contrato de Inserção e consequente elaboração da Informação Social, para a decisão final de atribuição da prestação.

O trabalho desenvolvido pelo Centro Paroquial do Estoril orienta-se sob três grandes dimensões: individual; coletiva e comunitária. 

Centro Paroquial do Estoril
rsi@cpestoril.pt
214 678 610