NÓS SOMOS UMA ECO-ESCOLA

O projeto Eco-Escolas existe no nosso Colégio desde 2013 sendo que, até ao momento, temos sido galardoados todos os anos com a Bandeira Verde.

Ao longo destes anos, realizámos diversas atividades, não só no Colégio, mas também nas várias valências de todo o centro Paroquial do Estoril, onde nos integramos.

Dinamizamos anualmente o Dia Eco-Escolas e participamos em diversos concursos a nível nacional.

PROGRAMA ECO-ESCOLAS

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, mas aberto a todos os graus de ensino, do pré-escolar às universidades, pretende reconhecer (com a atribuição da Bandeira Verde Eco-Escola) e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Uma Eco-Escola é uma instituição de ensino que segue o Programa Eco-Escolas.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente. Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza atividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras.

O professor coordenador em cada estabelecimento de ensino, é o ponto fulcral do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.

Condições de Participação:

O programa pode ser adotado por qualquer escola, desde que se inscreva e que siga a sua metodologia:

  • Manifestação por parte da escola da vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa, em qualquer das suas fases;
  • Concordância de adesão ao programa por parte do/a diretor/presidente da escola;
  • Declaração do interesse do Município em colaborar com a escola.

Para Receber a Bandeira Verde

  • A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:
    1. Conselho Eco-Escolas,
    2. Auditoria Ambiental,
    3. Plano de Ação,
    4. Trabalho Curricular,
    5. Monitorização e Avaliação,
    6. Envolvimento da Comunidade,
    7. Eco-Código.
  • Concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação;
  • Realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano.

Dia Eco-escolas | 2019

Brevemente

Dia Eco-escolas | 2018

Dia Eco-escolas | 2017

Dia Eco-escolas | 2016

Dia Eco-escolas | 2015

Vídeo feito pelos alunos | 2014