NÓS SOMOS UMA ECO-ESCOLA
O projeto Eco-Escolas existe no nosso Colégio desde 2013 sendo que, até ao momento, temos sido galardoados todos os anos com a Bandeira Verde.
Ao longo destes anos, realizámos diversas atividades, não só no Colégio, mas também nas várias valências de todo o centro Paroquial do Estoril, onde nos integramos.
Dinamizamos anualmente o Dia Eco-Escolas e participamos em diversos concursos a nível nacional.
PROGRAMA ECO-ESCOLAS
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, mas aberto a todos os graus de ensino, do pré-escolar às universidades, pretende reconhecer (com a atribuição da Bandeira Verde Eco-Escola) e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Uma Eco-Escola é uma instituição de ensino que segue o Programa Eco-Escolas.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente. Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza atividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras.
O professor coordenador em cada estabelecimento de ensino, é o ponto fulcral do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.
Condições de Participação:
O programa pode ser adotado por qualquer escola, desde que se inscreva e que siga a sua metodologia:
- Manifestação por parte da escola da vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa, em qualquer das suas fases;
- Concordância de adesão ao programa por parte do/a diretor/presidente da escola;
- Declaração do interesse do Município em colaborar com a escola.