O Centro Paroquial do Estoril apresenta neste documento, um conjunto de medidas e normas que pretende implementar com a finalidade da prevenção e contenção de surtos virais, em estreita articulação com os familiares dos nossos utentes e as Autoridades de Saúde locais.
Conhecer os sintomas da doença, bem como as suas formas de transmissão, constitui a melhor forma de, sem alarmismos, adotar as medidas de prevenção mais adequadas.
Neste sentido a nossa instituição procura que este plano de contingência permita enfrentar, de modo adequado, as possíveis consequências de uma pandemia viral, em estreita articulação com as famílias, os serviços de saúde e outras estruturas pertinentes da comunidade. O objetivo do Plano de Contingência é manter a atividade do CPE, durante uma fase de pandemia com os efeitos que lhe estão associados, nomeadamente o absentismo de professores, educadores e alunos, assistentes operacionais e outros colaboradores e respetivas repercussões nas atividades escolares e no ambiente familiar e social de toda a comunidade educativa.
O Plano de Contingência consiste num conjunto de medidas e ações que deverão ser aplicadas oportunamente, de modo articulado, em cada fase da evolução do surto viral.
A elaboração do Plano de Contingência é da responsabilidade de cada Instituição e inicia-se com a análise das possíveis consequências no seu funcionamento, em particular nas áreas críticas de atividade, perante diferentes cenários de absentismo e disfunção social.
Apresenta-se, pois, o Plano de Contingência considerado como adequado, neste momento, podendo o mesmo ser revisto e atualizado face a novas informações ou desenvolvimentos.