NotíciasPsicologiaServiços Sociais

FundaMENTAL | Jornadas de Saúde Mental

By 2024-01-30 Fevereiro 5th, 2024 No Comments

No passado dia 14 de outubro de 2023, no Auditório Sra Boa Nova, decorreu o FundaMENTAL: Jornadas de Saúde Mental – um projeto do Centro Paroquial do Estoril.

Direcionado a toda a comunidade e aos profissionais da área da saúde mental, e com o objetivo de promover a temática, foram debatidos e analisados temas como ‘Saúde Mental na Infância e Juventude’, ‘Saúde Mental na Família’ e ‘Saúde Mental na Vida Ativa’, através do modelo de conferência.

O painel destinado à infância e juventude foi moderado pela apresentadora de televisão Tânia Ribas de Oliveira e contou com a presença do psicólogo clínico Dr. Marco Torrado, da psicóloga Dra. Tânia Gaspar e da psicóloga Dra. Joana Anjos.

Para o Dr. Marco Torrado, e tendo sido este corroborado pelos restantes membros do painel, “precisamos de promover a saúde mental em particular nos cuidadores primordiais; a saúde mental da criança não começa quando a criança entra para a escola, começa desde que a criança nasce e até desde o período gravídico. Durante a gravidez já se estão a passar uma série de processos que são importantes ter em conta, nomeadamente pensar na saúde mental da gravida, mas também não apenas da mãe, também do pai, portanto há um conjunto de processos fisiológicos e psicológicos que acontecem desde antes de começar a idade de estar cá fora. Situando as coisas no período da infância precoce nós temos de ponderar que há uma série de determinantes sociais, familiares e outros, que têm impacto na saúde mental.”

O painel dedicado à família, moderado pela consultora e jurista Inês Teotónio Pereira, contou com a presença da psicóloga clínica Dra. Margarida Cordo e com a Anna Westerlund que partilhou o seu testemunho como alguém que perdeu um familiar, como resultado de uma depressão.

Começando por descrever a saúde não como ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar geral, a Dra. Margarida Cordo, explicou que “quando a nossa saúde mental está afetada aquilo que acontece é que a nossa capacidade de ler a realidade, a nossa relação com o mundo, a nossa relação connosco próprios, a nossa relação com a vida e a nossa relação com os outros fica adulterada, fica afetada.”

Por fim, o último painel debruçou-se sobre a temática da saúde mental na vida ativa. Este painel foi moderado pela jornalista Sara Antunes de Oliveira e contou com a presença do psiquiatra Dr. Gustavo Jesus, da consultora Isabel Freire de Andrade, e da empresária Madalena Carey que partilhou o seu testemunho pessoal, como alguém que teve um burnout.

Tendo como pano de fundo a vida profissional, o Dr. Gustavo Jesus referiu a importância de as lideranças respeitarem a saúde mental e serem formadas para tal, “respeitar as pessoas das suas equipas é fundamental para a melhoria da organização das companhias e das sociedades. Ter eventos de saúde mental e não mudar a cultura organizacional não vale de nada, a cultura organizacional muda-se através das lideranças, porque são eles que conseguem impactar o comportamento de mais pessoas.”

Também inserido neste projeto, entre os dias 10 e 13 de outubro, realizaram-se vários ‘workshops’ de promoção da saúde mental orientados para colaboradores, voluntários, alunos, famílias apoiadas pelos serviços sociais, utentes do centro de dia e do serviço de apoio domiciliário, pais e encarregados de educação, do Centro Paroquial do Estoril.

Estes ‘workshops’ contaram com a participação do Clube Desportivo do Estoril Praia, da Associação Prevenir, da Oficina da Compaixão, da Happiness Business School, da OFF!CINA e da ONG “Dança com Impacto”.

O FundaMENTAL: Jornadas de Saúde Mental nasceu do consciente da importância que a saúde mental tem para a qualidade de vida da comunidade em que se insere e da população em geral.

Agradecemos a todos os que participaram e se envolveram para a concretização deste projeto fundamental para as nossas sociedades. Citando a Dra. Margarida Cordo, uma pessoa com uma boa saúde mental é alguém que “está instalado no presente com equilíbrio, tendo superado as feridas do passado, e encarando o futuro com esperança.”

Obrigado a todos.

Morada

Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal
Tel: + 351 21 467 86 10
E-mail: geral@cpestoril.pt

Copy link
Powered by Social Snap