Capelania

Recomeçar hoje

Depois do Verão chega o Outono. É tempo de recomeçar a escola e, para muitos, o trabalho que foi interrompido para um merecido descanso. É uma altura propícia a fazermos planos e compromisso novos, mas recomeçar não é fácil, ainda mais depois dum tempo de tantas incertezas a que a pandemia nos obrigou. Sinto que os tempos de confinamento deixaram marcas. Estamos todos mais tensos e impacientes. Parece que de repente queremos que tudo volte a ser como foi ou, alterar tudo com um impulso futurista e com um voraz ritmo transformador. Talvez por isso, mais do que grandes nostalgias do passado ou grandes projetos futuros, era bom que neste recomeço o nosso compromisso fosse com o presente.

Começar e viver cada dia como se fosse único. É hoje e não ontem ou amanhã que temos que dar tudo. Não vale a pena querer voltar a um tempo passado que não volta. Também não adianta esperar que no futuro tudo se resolverá. A vida não se pode adiar e amanhã pode não ser possível ou ser tarde demais.

A vida é um compromisso com o presente e, mesmo não sendo fácil, podemos sempre recomeçar melhor. Posso ser e fazer melhor. Temos que viver e recomeçar a partir da realidade do que somos e temos hoje. Não recomecemos prisioneiros de nostalgias passadas ou futuras, derrotados e sem esperança no presente. É certo que muitas coisas mudaram e nos obrigaram a mudar, mas não devemos ter medo das mudanças, pois são elas que nos ajudam, se nós quisermos, a enfrentar novos desafios e compromissos, a construir no presente um futuro com base nas lições do passado.

Padre Paulo Malícia




Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal
Tel: + 351 21 467 86 10
E-mail: geral@cpestoril.pt

Copy link
Powered by Social Snap