A família e a sua capacidade de organização têm mudado… o estar em família torna-se uma oportunidade para criar memórias, desafia-nos enquanto pessoas, abre espaço para o reencontro e a reinvenção pessoal. A família, aquela que nós escolhemos, é apoio, mesmo que à distância, ajuda a passar o tempo e, mais importante, quebra o isolamento e cria momentos de ligação. Este é o poder da família e do tempo, cria conexão e relação, aquece os nossos sentimentos, mesmo quando não estão ao nosso lado.

Mas, será que passamos tempo suficiente em família, ou melhor, aproveitamos o tempo que temos? Com a azafama do dia-a-dia, nem sempre é fácil pararmos e olharmos para o que está ao nosso redor. Os empregos tendem a exigir mais, mais tempo, mais investimento, mais disponibilidade, sendo difícil criar momentos para estarmos em família. Depois de um dia cansativo, chegar a casa e ter disponibilidade para perguntarmos “Como foi o vosso dia?” aos nossos pais, filhos, avós, tios, amigos, é difícil. Contudo, a simples pergunta poderá ganhar um significado diferente. Se quisermos, não estamos somente a questionar, estaremos a ouvir e a escutar. Estaremos a escutar as preocupações, os momentos de maior lazer, outras vezes até momentos de comédia e divertimento, mas mais do que tudo, estaremos a criar momentos de partilha.

É na partilha de momentos e histórias que conseguimos ver o quão importante é a família. Esta ideia tende a ganhar um significado maior quando vimos os mais pequenos a correr para os braços dos pais quando estão a sair da escola, após um dia preenchido, querendo contar tudo o que viram e aprenderam, pois o que importa é partilhar o dia-a-dia com quem mais gostam. É quando vamos ao parque e vimos a felicidade estampada na cara dos pequeninos que baloiçam o mais alto que conseguem, empurrados pelo irmão mais velho que se diverte ao perceber que o seu irmão vive uma experiência para mais tarde recordar. É nos momentos com os avós, onde estes nos contam histórias antigas tão valiosas como a sua sabedoria, que sentimos o calor do amor e do carinho.

Há famílias de várias formas e feitios. É a família quem nos faz rir, nos apoia, nos ajuda, nos diverte, nos adverte, nos distrai nos tempos difíceis, nos empurra para a frente e está ao nosso lado sempre que necessitamos. A família é quem nós escolhemos para caminhar ao nosso lado.

Catarina Candeias,
Psicóloga do CAFAP CPE

Morada

Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal
Tel: + 351 21 467 86 10
E-mail: geral@cpestoril.pt

Copy link
Powered by Social Snap