Olhar para cada aluno de forma individual enquadrando-o em todas as suas vivências, dentro e fora da sala de aula.
Ao longo da escolaridade as crianças e os jovens vão experienciando momentos únicos do seu desenvolvimento, não só do ponto de vista da aprendizagem mas também emocional.
Pensamos que a escola deve promover a aquisição de competências académicas, de autoconhecimento e de relação com os outros e por isso desenvolvemos um conjunto programas de promoção de competência académica iniciais, de trabalho a pares e de literacia emocional para todos os alunos do Colégio.
O G.A.T.E tem como objetivo principal olhar para cada aluno de forma individual enquadrando-o em todas as suas vivências.
Atuamos fora e dentro do contexto de sala de aula, desenvolvendo um trabalho de proximidade com toda a equipa pedagógica do Colégio.
Quando solicitado pelos Encarregados de Educação realizamos o despista de barreiras à aprendizagem através de avaliações psicopedagógicas.
Programas Desenvolvidos
EQUILIBRADAMENTE (1º Ciclo)
Programa de Competências Sociais, com os alunos do 1.º ao 4.º ano, onde são trabalhadas temáticas como o comportamento, as emoções, os pensamentos e a relação com os outros, através de jogos e dinâmicas de grupo, ao longo de sessões semanais durante um período letivo;
SEMPR'APRENDER (1º Ciclo)
Atividade intergeracional em que os alunos do 1.º ao 4.º ano visitam semanalmente o Centro de Dia e partilham uma aula com os nossos utentes;
ORGANIZADAMENTE (2º Ciclo)
Programa de Métodos e Hábitos de Estudo, para os alunos do 5.º e 6.º ano, onde procuramos capacitar os alunos para planearem e organizarem as suas rotinas de estudo;
PREVENÇÃO DO BULLYING (2º Ciclo)
Promovemos comportamentos e atitudes saudáveis em termos sociais e pessoais, através de sessões em conjunto com os Diretores de Turma do 5.º e 6.º ano ao longo do ano letivo;
OFICINA DOS SABERES (2º e 3º Ciclo)
Atividade intergeracional, em que os alunos do 5.º ao 9.º ano visitam o Centro de Dia e partilham uma aula com os nossos utentes;
VOCACIONALMENTE (3º Ciclo)
Programa de orientação vocacional para alunos do 9.º ano, de 14 sessões de novembro a abril, com um custo associado para alunos internos de 75€.
Os alunos externos também poderão usufruir do programa de orientação vocacional com um custo associado de 150€.
Os pedidos de orientação vocacional devem ser feitos para: psicologia@cpestoril.pt
3º Ciclo
7º Ano | Como é a adolescência? – Sessões de esclarecimento para os alunos, onde se explora o caminho da adolescência;
8º Ano | Programa de prevenção de consumos – Projeto de consciencialização de problemas que existem e onde os alunos têm possibilidade de expor os seus problemas e esclarecer dúvidas;
9º Ano | Programa de gestão dos afetos – Procura ajudar os alunos, do 9º ano, no seu caminho pela adolescência;
CAPAZMENTE (1º, 2º e 3º Ciclo)
Programa de enriquecimento académico e pessoal, do 4º ao 9º ano, que procura promover e estimular os alunos do Colégio em áreas do seu interesse através da criação de projetos individuais que serão apresentados num concurso trimestral. Cada concurso estará relacionado com a Assembleia Pedagógica e os projetos serão avaliados por um júri;
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA (1º, 2º e 3º Ciclo)
Fazemos avaliações psicopedagógicas para alunos internos, dentro do horário escolar, nas nossas instalações, com um custo associado de 150€, e para alunos externos por 180€.
Os pedidos de avaliação psicopedagógica devem ser feitos para: psicologia@cpestoril.pt
TERAPIA DA FALA E TERAPIA OCUPACIONAL
Procuramos facilitar a logística dos pais, pondo à disposição, por valores adequados, o serviço duma Terapeuta da Fala e de uma Terapeuta Ocupacional, que trabalham em conjunto com a equipa educativa, sendo uma mais-valia na partilha de necessidades e estratégias.
As sessões são dentro do horário escolar, nas nossas instalações, com um custo associado para alunos internos de 20€ por sessão e para utentes externos 38€ por sessão.