Creche e Pré-Escolar

O GAP apoia a equipa educativa, realizando observações às crianças, dentro e fora do contexto de sala.

Os primeiros anos de vida são fundamentais ao desenvolvimento. É nestes primeiros anos que a criança inicia a exploração do meio envolvente e que desenvolve os laços vinculativos. 

Neste sentido, o GAP tem como principal objetivo apoiar a equipa educativa, realizando observações às crianças, dentro e fora do contexto de sala. Estas observações permitirão detetar e prevenir precocemente dificuldades ou barreiras à aprendizagem, e desenvolver competências complementares ao trabalho de sala. O GAP promove também programas que desenvolvem as competências socio emocionais. 

Acreditamos que o início da escolaridade obrigatória deverá respeitar o desenvolvimento da criança. No momento de transição para o 1º ano, realizamos aferições aos pré-requisitos, para apoiar os pais na tomada de decisão desta transição.

Programas Desenvolvidos

Alegremente

4 anos

Programa de Competências Socio-Emocionais, que procura trabalhar as emoções (medo, zanga, tristeza, felicidade, vergonha) de forma dinâmica, ao longo de 14 sessões, promovendo a autorregulação emocional, o autocontrolo, a empatia e a resolução de problemas.

5 anos

Continuar a trabalhar as emoções de forma dinâmica e também a gestão de conflitos.

Brincando com o sons

O programa Brincando com os Sons destina-se a crianças com 5 anos de idade e tem como objetivo promover o desenvolvimento linguístico mais concretamente a área da consciência fonológica.

Define-se consciência fonológica como a capacidade que a criança apresenta de compreender, identificar, segmentar e manipular as unidades (sons) da fala de forma consciente para formar sílabas e palavras; esta competência é essencial para a aprendizagem da leitura e da escrita.

Assim, o programa Brincando com Sons pretende promover e reforçar os pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e da escrita através de jogos e atividades lúdicas.

É desenvolvido pela nossa Terapeuta da Fala em conjunto com as educadoras e auxiliares em sessões quinzenais com a duração de 30 minutos.

Dos 0 aos 100

Atividade intergeracional em que as crianças do Pré-Escolar visitam semanalmente o Centro de Dia e partilham momentos onde a aprendizagem e o envolvimento de todos promovem o bem-estar. 

Carta Amiga

As crianças do Pré-Escolar escrevem postais de Parabéns aos utentes do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário.