Hoje, 20 de Outubro, celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying. O bullying pode ser definido como um conjunto de maus-tratos e ameaças, ou outros atos de intimidação e violência física e psicológica exercidos por uma pessoa ou grupo sobre um ou mais indivíduos. Pode traduzir-se em insultos ou provocações orais, violência física, violência psicológica ou emocional e cyberbullying, sendo este último aquele que se dá através do mundo digital.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente. A exposição a este tipo de comportamentos pode provocar sentimentos de tristeza e ansiedade, fraca auto-estima, dificuldades de concentração, desinteresse generalizado, abandono escolar ou, em casos extremos, ideação suicida.
No âmbito deste dia que pretende consciencializar toda a comunidade para o impacto da exposição ao Bullying, o Colégio Senhora da Boa Nova desenvolveu ações de sensibilização junto de todas as turmas. Os alunos do 1.º ao 5.º ano partiram de um pequeno filme sobre uma pedra, um papel e uma tesoura, que pretende sensibilizar para a importância que cada um pode ter na defesa daqueles que são vítimas, seguida de uma reflexão em turma. Os alunos do 6.º ao 9.º ano visualizaram um curto filme que narra uma situação de Bullying com várias formas: violência física, verbal e cyberbullying. Os alunos do 7º ao 9º ano receberam depois frases que foram ditas a alunos que já sofreram bullying nalgum momento das suas vidas, foram convidados a porem-se no lugar de alguém que ouve recorrentemente frases como “Vais comer isso? Depois admira-te de seres obeso.”, “Ninguém nesta escola gosta de ti. Devias ir embora mas é.” ou “Volta para o teu país.” Por fim, cada um escreveu uma mensagem que gostaria de transmitir a alguém que está a sofrer uma situação de bullying.
“Não ligues ao que as pessoas dizem. Tu és perfeito/a!” (Aluno/a do 7.ºA)
“Tu consegues! Não faz mal, a culpa não é tua! Eu estou contigo sempre que precisares!” (Aluno/a do 7.ºB)
“Olá, deve ser difícil passar o dia todo a ser vítima de bullying mas nem sempre tens de te integrar num grupo, procura uma pessoa que também esteja sozinha, de certeza que vai querer contigo.” (Aluno do 8.ºB)
“Fala com os teus pais ou com professores. Qualquer coisa, ignora, eu estou aqui. Se te afetou muito depois de resolvido, tenta falar com um psicólogo.” (Aluno do 9.ºB)
Links dos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=a6MbtYZ6sOU&t=62s
https://www.youtube.com/watch?v=64LNwrd0fHg
Matilde Jonet
Diretora e Psicóloga do GAP