”"Dentro de uma sala de aula, um conjunto de jogadores dispunha um período de quinze minutos exatos para “regressar à liberdade”. Tic-tac, tic- -tac. O relógio começou a contar a partir do momento em que os participantes entraram no espaço. Os segundos não paravam! E, enquanto isso, os enigmas estavam por todo o lado! Encontrar objetos, resolver pequenos problemas, decifrar mensagens codificadas e combinar pistas foram os principais segredos para superar o desafio. Neste jogo, o trabalho em equipa era fundamental. No final do tempo pré-definido a equipa necessitava da chave para abrir a porta e, desta forma, sair da sala. Assim foi o Escape Game, ou, traduzindo à letra, o “Jogo de Fuga” dinamizado pelas disciplinas de Geografia e Educação Moral Religiosa e Católica.
A sala de aula foi o cenário para o enredo proposto por ambas as áreas. Procurar perceber fenómenos físicos e humanos no nosso planeta e adquirir uma chave de leitura cristã da realidade que nos rodeia e assumir o bem comum e o cuidado do outro como uma prioridade na nossa vida, guiou a aventura deste jogo. Num ambiente de aprendizagem e cooperação constantes, as diversas equipas que frequentaram o espaço conseguiram, com sucesso, concluir o desafio."
Professor Rúben Durães