Capelania

Saber esperar

By 2019-12-11 Janeiro 8th, 2020 No Comments

Na tradição cristã, denominamos Tempo do Advento, às quatro semanas que antecedem o Natal.  Advento significa vinda e é um momento de preparação para esse acontecimento maior da nossa história em que Deus se fez homem na pessoa de Jesus Cristo. É um tempo de espera, de expectação, em que vigilantes, preparamos a vinda de Deus ao mundo. Ícone maior deste período é a imagem de Maria grávida (Nossa Senhora da Espectação) que cheia de alegria e esperança, aguarda o nascimento do seu filho Jesus.

Não deixa de ser provocatório, num mundo em que não há tempo para nada, sermos convidados a ter tempo para esperar. Não seria mais lógico, quando arranjamos um tempo extra,  aproveitarmos para fazer tanta coisa boa e importante que o ritmo desenfreado a que somos sujeitos no impede de realizar? Claro que sim, mas não nos podemos esquecer que saber esperar é decisivo nas nossas vidas.

Nem tudo na vida é imediato e instantâneo. Temos de saber esperar por Deus, por nós e  pelos outros.  Esperar prepara-nos para o acontecimento e faz acontecer. O que é valioso demora a revelar-se, a ser conquistado e saboreado. Temos de esperar que Deus aconteça, que o outro  revele o melhor de si, que o silêncio se transforme em palavra. Maria grávida do menino Deus, ensina-nos que esperar é sempre um tempo de gestação. Esperar é ter esperança de vida nova. Como a pequena semente espera no silêncio invisível da terra transformar-se em flor que irradia beleza, ou em árvore que dê fruto abundante, temos que saber esperar, amadurecer a vida, os encontros e as decisões. Esperar é dar tempo e acreditar em Deus e nos homens.  Esperar é arriscar florir.

Padre Paulo Malícia

Copy link
Powered by Social Snap