Capelania

“O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece.” 1Cor 13, 7-8

Não é fácil viver entre confinamentos e desconfinamentos, numa incerteza constante que não nos deixa fazer planos, nem saber o que nos espera o dia de amanhã. Aproximam-se as férias e, se a esperança nos alimenta e nos faz ver uma luz ao fundo do túnel, ainda ninguém parece ter certezas a curto e médio prazo.

A pandemia (como qualquer catástrofe) não só fez emergir  o melhor e o pior da condição humana, como nos relembrou como é vulnerável e incerta a vida de cada um de nós. De repente tudo pode mudar e tudo se pode desmoronar. Mas a pandemia também nos mostrou que há coisas que permanecem para sempre e nada as pode destruir.  O vírus mortífero, não foi capaz de eliminar, o amor, a solidariedade, o unirmos esforços para vencer as tormentas coletivas e individuais, o colocar a luta pela vida e dignidade humana como prioridade da sociedade que somos e queremos construir, a vontade de lutarmos com todas as nossa forças contra o mal, e outros valores e princípios que são os nossos pilares civilizacionais. Não só não os eliminou  como os consolidou.  Porque estes pilares permanecem para sempre e nada os pode destruir e, não só a eles nos agarramos em tempos de crise como, são eles que nos possibilitam renascer e reerguer.

A história ensina-nos que, em tempos de crises e de derrocadas seguramo-nos ao que permanece, e o que permanece são os pilares duma civilização que, quer queiram quer não, tem no cristianismo uma das suas raízes mais profundas. Numa palavra o que permanece é o amor em todas as suas expressões e manifestações.

Não foi um ano fácil no Centro Paroquial do Estoril, como o não foi em nenhuma das nossas famílias. Mas foi um ano que nos agarramos ao que permanece e que todos os dias procuramos semear e cultivar: o amor de Deus, a nossa mais preciosa e profunda raiz.

Boas férias!

Padre Paulo Malícia




Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal
Tel: + 351 21 467 86 10
E-mail: geral@cpestoril.pt

Copy link
Powered by Social Snap