CapelaniaNotícias

A paz esteja convosco

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana (…), veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco» (Jo 20, 19-21).

Como naquela tarde que encheu de alegria a humanidade inteira, também hoje Jesus nos saúda e desafia com um grito de paz: Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz!  Numa altura em que o mundo vive momentos de grande tensão e de guerras que pensávamos não serem mais possíveis, é bom não esquecer as palavras que Jesus Ressuscitado nos deixou como legado.
Será a paz um sonho impossível de concretizar?
Será que no meio de tantos conflitos deixámos de acreditar na paz?
Não sei quais são as soluções para os problemas do mundo contemporâneo, mas sei que a paz começa no coração dos Homens que não desistem de sonhar e de acreditar. De acreditar que o amor é possível e que vale a pena edificar e educar para uma cultura do cuidado. Como nos lembra o Papa Francisco:
A cultura do cuidado, enquanto compromisso comum, solidário e participativo para proteger e promover a dignidade e o bem de todos, enquanto disposição a interessar-se, a prestar atenção, disposição à compaixão, à reconciliação e à cura, ao respeito mútuo e ao acolhimento recíproco, constitui uma via privilegiada para a construção da paz.
Precisamos de cuidar da nossa relação com Deus, com os outros e com a Natureza e construir uma sociedade alicerçada na fraternidade que combata todas as formas de egoísmo, fundamentalismo e indiferença. Talvez seja um sonho muito difícil de concretizar, mas os únicos sonhos que de certeza não se realizam são os que deixamos de sonhar ou de acreditar.

Padre Paulo Malícia

Morada

Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal
Tel: + 351 21 467 86 10
E-mail: geral@cpestoril.pt

Copy link
Powered by Social Snap