No ano de 2020 fomos surpreendidos e obrigados a mudar tudo o que até aqui conhecíamos. O que considerávamos normal deixou de o ser, provocando uma revolução na forma como passámos a viver diariamente e a relacionarmo-nos com os outros. Os sucessivos confinamentos obrigatórios afastaram-nos das pessoas, das nossas rotinas, das nossas atividades e provocaram um isolamento forçado. Encerram os centros de dia. Viver sozinho, já não era fácil, neste contexto tornou-se ainda mais difícil e penoso.  Denotou-se o aumento da solidão e isolamento das pessoas idosas. A incerteza dos dias e o afastamento das famílias e amigos provocaram nervosismo, ansiedade e sentimentos depressivos que tiveram consequências imediatas e continuam a ter na vida dos idosos.

Porque consideramos que ninguém se deve sentir abandonado mesmo que esteja só ou afastado de quem mais gosta revelou-se imprescindível flexibilizar e adaptar as respostas sociais, neste caso concreto levar o Centro de Dia a Casa dos nossos clientes, garantindo, entre outros serviços, o fornecimento de refeições e a socialização entre pares e a equipa do Centro de Dia do CPE.

Nos dia em que não foi possível visitá-los presencialmente fizemo-lo através de meios digitais.

Apesar de toda a flexibilização dos serviços e da adaptação da resposta do Centro de Dia foram inevitáveis os efeitos aos níveis físico, cognitivo e emocional. Além deste agravamento ao nível da saúde, revelaram-se maiores vulnerabilidades aos níveis económico e psicossocial.

Também para os profissionais que continuaram a exercer a sua atividade, nomeadamente no cuidado a pessoas com maior vulnerabilidade, os desafios que se colocaram foram diversos e afetaram o seu bem-estar físico e psicológico.

As instituições debatem-se agora com a incapacidade de garantir a segurança e cuidados adequados aos mais idosos, surge agora o desafio de desenvolver ainda melhor o acompanhamento a pessoas idosas em isolamento. No nosso Centro de Dia, sentimos agora uma maior responsabilidade em preservar a segurança e a saúde dos nossos utentes contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida diária.


Vera Costa, responsável pelo Centro de Dia do CPE




Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal
Tel: + 351 21 467 86 10
E-mail: geral@cpestoril.pt

Copy link
Powered by Social Snap